Técnicas

A artista busca inspirações em experiências que a emocionaram, debruça-se em uma minuciosa pesquisa, esboça, transforma a cena em uma maquete, fotografa para garantir sua perspectiva e, enfim, encosta o pincel nas tintas preparadas por ela sobre uma tela também confeccionada por suas mãos. Sua autenticidade é impressa não só nos universos que cria em suas telas, mas também na pré-produção de cada obra.

Com base em técnicas flamengas dos séculos XV e XVI, começa fixando uma cambraia de linho ou linho puro sobre uma superfície rígida e depois aplica várias finas camadas de gesso. Após secar completamente, lixa com delicadeza até que a superfície fique lisa, com textura que se assemelha ao mármore.

Para as tintas, prepara sua própria gama de cores ao misturar, em seu próprio ateliê, aglutinantes importados em uma base industrializada, lhe garantindo tons únicos que logo são enumerados e anotados no esboço da obra. Ainda fundamentada nas técnicas do século XV, a pintura utiliza a técnica do Trompe L’oeil, que aplica na tela truques de perspectiva hiper-realistas para criar ilusões de ótica, fazendo com que imagens chapadas, de duas dimensões, aparentem ter tridimensionalidade.

As Obras Originais exigem maior dedicação e tempo de Sônia, que, apesar de trabalhar em mais de um projeto por vez, consegue produzir cerca de oito inéditos por ano. Por isso, a artista reproduz suas obras através das técnicas:

A Giclée, ou pulverizado em francês, utiliza uma impressora de última geração que jateia 4 milhões de gotículas de tinta por segundo para reproduzir imagens em alta resolução em tecido importado, específico para a impressão.

A Técnica Mista, como a palavra sugere, consiste em agregar vários métodos em um mesmo trabalho, como a impressão digital em uma tela, e elementos novos que são pintados a óleo, criando assim, uma nova obra, em um outro momento.

A Gravura consiste na impressão de reproduções em papel especial a partir de uma matriz. Neste caso, utiliza-se a impressão digital fineart. Depois, cada uma destas cópias é assinada, numerada e datada pela própria artista, com a emissão de Certificado de Autenticidade para cada tiragem.