Revista Corsage

Entrevista à Revista Corsage– 2009

Revista Corsage: Sônia é um prazer ter você aqui conosco, uma artista consagrada com o seu nível, para nós é motivo de muito orgulho. Mas conta pra gente um pouquinho do seu trabalho e como está sendo pra você desenvolver uma coleção de joias?

Sônia: O prazer é realmente meu, principalmente pela postura e visão da Corsage, que apostou na capacidade que uma artista plástica pode ter em se desdobrar, sair do seu “universo pictórico” e agregar valor ao mundo da joalheria. Para mim foi tudo muito automático, além de ser apaixonada por joias, o convite para desenvolver a coleção chegou num momento muito pessoal de busca por novas mídias, por novos desafios. Há um tempo venho treinando o meu pensamento para um olhar mais tridimensional e para mim a joia nada mais é do que uma escultura feita com materiais nobres.

Revista Corsage: A gente percebe nas suas obras o uso de cores intensas, qual é a relação da Sônia com as cores e como você pretende retratá-las nas joias da coleção que você assina?

Sônia: Eu costumo separar a Sônia Menna Barreto pintora, da Sônia pessoa. O que acabei de dizer pode até parecer algo que careça de uma terapia intensiva, mas antes do ser artista, eu já existia como pessoa. Uso muitas cores na minha obra, cores vibrantes trabalhadas para chamar a atenção do foco que tenho em mente, mas nas roupas e nas joias, sou uma pessoa absolutamente básica, clean. O preto, desde sempre (não estou seguindo a moda de agora) é a minha cor. Nas joias, amo as pérolas nobres, o ouro negro, o ônix, os diamantes. Uma das coleções desenvolvida, por exemplo, se chamará Branco e Preto e é toda confeccionada com diamantes, ônix e cristal. Outra terá como tema a Prosperidade, porque faz parte de um momento muito especial meu, além de ser o anseio de todos nós: uma vida mais próspera em felicidade, realizações, prosperidade financeira.

Revista Corsage: É diferente o processo de criação de um quadro, do processo de criação de uma coleção de joias? Em que especificamente?

Sônia: Sim e não. O meu processo criativo sempre passa pelo estudo, pela pesquisa, neste aspecto não há diferença. Por outro lado, o processo da criação, o pensamento para uma tela é flat, bidimensional, enquanto a joia é, conforme disse anteriormente, tridimensional, escultórica.

Revista Corsage: Quais foram as suas inspirações e principalmente quais foram os desafios para esse projeto?

Sônia: Como deixar de mencionar a obra de Vermeer “Moça com brinco de pérola”, que se faz presente em uma das minhas coleções? Ou ainda a moça atrás do bar da obra “O bar do Folies-Bergère” de Manet? Os desafios são os de sempre quando as situações são novas. O desafio de inovar, de acertar e de ser aceito.

Revista Corsage: Você gostou de fazer? Por quê?

Sônia: Adorei! Novos desafios, novos horizontes dão um gosto especial à vida. Existe uma cobrança muito cruel, e quando nos aventuramos em caminhos novos, existe um perigo real, um custo a pagar se a empreitada não der certo. Em compensação (não há bônus sem ônus) quando se aposta e o sucesso vem, a realização tem um gosto de vitória incomparável.

Revista Corsage: Quando vai acontecer o lançamento da coleção?

Sônia: Será no dia 27 de Outubro de 2009, na loja do Shopping Iguatemi, a partir das 19h30. E estão todos os leitores convidados a participar do lançamento.

Revista Corsage: Como você acredita que o público que já aprecia o seu trabalho irá receber essa novidade?

Sônia: Já comecei, desde o nosso primeiro encontro, a fazer uma pesquisa entre o meu “eleitorado” e as respostas foram muito positivas, além da curiosidade de todos com quem falei em saber como o meu universo pictórico será transportado para as joias. Convido a todos, os que já gostam e apreciam o meu trabalho, e os que conhecerão a Sônia Menna Barreto designer de joias para este lançamento no Shopping Iguatemi.

Revista Corsage: Sônia desejamos a você o mesmo sucesso que tem como artista plástica, nesse novo desafio da sua carreira, e estaremos aguardando ansiosamente o lançamento dessa coleção by CORSAGE com exclusividade no final do mês de Outubro de 2010.

Sônia: Da minha parte, por tudo que disse acima, agradeço pela confiança e pela a marca Corsage dar valor à Arte e aquela que a executa.