Publicações

1.Título: Sônia Menna Barreto – Ilustrações para colorir

Editora: Albergráfica

ISBN: 978-85-92635-02-2

Primeira edição, 2017, Bebedouro, São Paulo, Brasil.

O livro é resultado da parceria entre a artista Sônia Menna Barreto e o Instituto Miranda Bárbaro. Foi lançado no mês de inauguração do Museu, em novembro de 2017, e apresenta a releitura de obras da artista, de onde foram selecionados os personagens mais marcantes. O livro é destinado a crianças e jovens e, além dos desenhos, também conta a trajetória e a história por trás de cada personagem contadas pela própria artista.

 

2.Título: Art From Dreams, reportagem na Revista Luxos

Editora: Prol Gráfica

ISSN: 1826-9974

Edição outono/inverno de 2013/2014

Em oito páginas, a reportagem escrita por Camila Gatelli  discorre sobre o estilo cheio de personalidade da artista. A revista Luxos é voltada a pessoas com alto poder aquisitivo e está presente em Londres, Paris, Itália, Emirados Árabes, Espanha, Alemanha, Suíça, Istambul, Brasil, Hong Kong & Macau, e China.

 

3.Título: Séries, por Sônia Menna Barreto, na revista Interiores de Minas

Edição 20, ano 2013

Editora: 3Pinti

ISBN: Não identificado

A reportagem enfatiza a série de pratos de porcelana e os personagens ali retratados, como o Mezzetino, Catarina de Bragança, Maria Antonieta e as Cartas de Baralho, confeccionadas em parceria com Osvaldo Greghi Jr., designer especialista em criação de objetos.

 

4.Título: “A responsabilidade do artista é criar”, para a Polo Design Alphavile

Editora: Demais Editora

ISBN: 978-85-60078-21-9

Edição 2013

A publicação perpassa pelas três principais fases de Sônia – Surrealismo, Realismo Fantástico e Hiper-realismo – e caracteriza suas obras como marcantes pelas cores vibrantes, o aspecto lúdico e os detalhes sofisticados.

 

5.Título: Catarina de Bragança aos olhos de Sônia Menna Barreto, reportagem

da Revista PortusCale

Editora: Ibep Gráfica

ISBN: Não identificado

Edição número 9, novembro de 2013

Catarina de Bragança usando uma gola feita de saquinhos de chá, criação de Sônia, estampa a capa da revista PortusCale e, na reportagem principal da edição, apresenta a marca Bacalhôa Vinhos de Portugal, que convidou a artista para desenhar uma arte especial ao tipo de vinho que leva o nome da rainha de Portugal.

 

6.Título: Sônia Menna Barreto – Pintora de Fantasias

Editora: Décor Books

ISBN: 978-85-99742-07-5

Segunda edição, 2012, São Paulo, Brasil

Incentivado por: Roca, Tetra Park e Lei do Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura.

Publicado pela primeira vez em 2007, o livro traz 104 obras da artista desde sua ascensão em 1984, quando tornou sua obra a verdadeira expressão do homo ludens, o homem lúdico, retratando terras e personagens que habitam a imaginação de pessoas de todas as idades.

 

7.Título: Sônia Menna Barreto, para Revista Corsage

Editora: Corsage

ISBN: Não identificado

Edição 2009

Em entrevista, a artista conta sobre sua carreira e, principalmente, sobre as inspirações e o processo criativo para a coleção de jóias que desenhou para a Corsage Joalheria de São Paulo, Brasil.

 

8.Título: Sônia Menna Barreto – Pintora de Fantasias, reportagem na revista Elite

Editora:  SIC Editora (Sistema Internacional de Comunicações)

INPI: 819290939

Edição número 49, ano 2008/2009

A matéria apresenta algumas de suas obras e aborda sobre seu minucioso processo criativo, que garante trabalhos sofisticados e únicos. A artista relata também de sua participação em projetos como a Heart Parade e a Cow Parade e destaca o início de seu trabalho confeccionando esculturas, móveis e objetos de decoração, com lançamento que estava previsto para o primeiro semestre de 2009.