Exposição “Memórias, sonhos e heterotopias”

WhatsApp Image 2018-03-31 at 15.06.39

O Museu Casa Sônia Menna Barreto apresenta sua primeira exposição: “Memórias, Sonhos e Heterotopias” do fotógrafo Kleber Domingos, sob curadoria de Francisco Bárbaro Neto e Marta Maria Miranda Bárbaro, sócio fundadores do Instituto Miranda Bárbaro; com o apoio da Herança Cultural.

Kleber Augusto Domingos, 35 anos, natural do distrito de Botafogo, Bebedouro, interior de São Paulo, Brasil, é administrador por formação e pós-graduado em Gestão de Tecnologia. Amante das artes plásticas, do teatro e do cinema, teve o primeiro contato com a fotografia logo na infância, quando brincava com câmeras analógicas e, posteriormente, com uma câmera compacta.

Após assistir a uma entrevista do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, decidiu investir em uma câmera profissional e, em 2016, participou de um curso de Fotografia na Escola Bauhaus, em Ribeirão Preto, ministrado pelo professor Flávio Gallo. Através das aulas teóricas e das aulas práticas, Kleber descobriu-se no estilo de Fotografia de Rua e passou a retratar lugares de Bebedouro sob outras perspectivas. As fotografias, publicadas nas redes sociais, causaram grande repercussão, fazendo do fotógrafo um ícone na cidade e região.

Inspirado no artista surrealista Salvador Dalí, na artista do Realismo Fantástico Sônia Menna Barreto e nos fotógrafos Sebastião Salgado, Araquém Alcântara, Claudio Edinger, Steve McCurry e Vivian Maier; Kleber Domingos concebeu a exposição “Memórias, Sonhos e Heterotopias”, que utiliza técnicas de espelhamento para criar imagens irreaisa partir de outras imagens.

O fotógrafo baseou-se na série de fotografias de Claudio Edinger, intitulada Heterotopia; e se aprofundou no conceito criado pelo filósofo francês Michel Foucault, de posicionamento ou localização fora do normal ou habitual.

Nesta exposição, o objetivo é levar o expectador a uma leitura utópica e surreal das fotografias, assim como remetê-lo a memórias e sonhos através das imagens premiadas de Kleber, como a “Entre o Clássico e o Moderno”, publicado pela Editora Vivara, no concurso cujo tema era Cidade em Tons de Cinza; e a fotografia “Luz que vem do céu”, fotografada durante viagem a Ouro Preto, Minas Gerais, vencedora do concurso Brasília Photoshow. Em 2018, Kleber terá a foto “Céu Dramático” publicada no Anuário dos Caçadores de Nuvem, promovido pelo grupo do Facebook Cloud Hunters.

A exposição “Memórias, Sonhos e Heterotopias” será a primeira sediada pelo Museu Casa Sônia Menna Barreto. A vernissage será realizada em 28 de abril (sábado), apenas para convidados, das 20h às 23h30, no salão principal; e a exposição permanecerá aberta ao público de 29 de abril a 27 de maio, de terça a sexta-feira das 15h às 19h; e aos sábados e domingos, das 10h às 16h, na Rua Vicente Paschoal, 891, Centro, Bebedouro, São Paulo, Brasil.